APRESENTAÇÃO

II CONGRESSO IBEROAMERICANO NÓS PROPOMOS: GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 21 a 26 de julho de 2020

 

O II Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania será realizado no período de 21 a 26 de julho de 2020, no Colégio Pedro II Campus Realengo II, Rio de Janeiro, Brasil. Ele dá continuidade ao esforço de consolidação da rede de professores, investigadores, estudantes e colaboradores no âmbito Iberoamericano desde 2011, que vêm construindo o “Projeto Nós Propomos!” com ênfase a uma educação comprometida com a Educação Geográfica e cidadania territorial.

Iniciado em Portugal e difundido pela Espanha, Brasil, Colômbia, Moçambique, México e Peru, o “Projeto Nós Propomos!” aposta na construção de uma escola comprometida com os desafios da comunidade, nos quais os estudantes em trabalho de campo são estimulados a identificarem problemas socioambientais e apresentando propostas de intervenção e/ou implementação de melhoria. Na realidade, a educação para a cidadania é realizada no trabalho concreto sobre os desafios da comunidade. Também por isso, os estudantes neste Congresso têm um lugar de pleno direito junto com os seus professores, sendo essa uma das marcas da originalidade deste evento.

 

Em 2020, o II Congresso “Nós Propomos” pretende aprofundar a discussão desenvolvida em variadas localidades, regiões, países e modalidades de ensino acerca da metodologia e a partilha de experiências que o projeto proporciona na construção de uma identidade multifacetada. Ao mesmo tempo constituirá um espaço de diálogo com as restantes redes iberoamericanas de Educação Geográfica que muitos dos seus membros igualmente partilham, valorizando sinergias: o GEOFORO, que adota o Nós Propomos! como projeto educativo de referência, e a REDLADGEO.

 

Ao encontro da rica experiência do I Congresso “Nós Propomos” realizado em 2018 na Universidade de Lisboa, o II Congresso no Colégio Pedro II amplia-se aos contributos daqueles que buscam uma investigação e uma ação cidadã para a sustentabilidade nos vários domínios da Geografia e das Ciências da Educação.

 

O Congresso a ser realizada no Rio de Janeiro, carinhosamente conhecida como “Cidade Maravilhosa”, será anfitriã mostrando a riqueza da biodiversidade da natureza e do povo carioca, sendo mais um atributo a ser incorporado na programação do evento. Os custos de inscrição respondem as despesas do evento, porém para aos estudantes será gratuito.

 

Tendo já no horizonte o III Congresso “Nós Propomos”, a ser realizado na Espanha em 2022, o Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania está se consolidando como o maior projeto de Educação Geográfica mundial! 

Bem vindo(a)s ao Congresso. 

Bem vindo(a)s ao Rio.

Bem vindo(a)s à Cidadania!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now